quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Manutenção e limpeza de caixa d’água e reservatórios deve ser semestral

Se engana quem pensa que a limpeza de caixa d’água e reservatório deve ser feita apenas uma vez ao ano. O procedimento deve ser realizado pelo menos a cada seis meses e é essencial para garantir a eliminação de bactérias e de material orgânico. Consumir água de má qualidade é um grande problema. A falta de limpeza de caixa d’água e reservatórios provoca uma enorme lista de infecções que podem ser contraídas através de agentes transmissores presentes na água ali armazenada. Entre os problemas que podem surgir estão a leptospirose e amebíase.

Os efeitos do descaso na limpeza de caixa d’água e reservatórios podem ser ainda mais agravantes quando se trata de condomínios e estabelecimentos comerciais. Além de prejuízos incalculáveis para a saúde de colaboradores e frequentadores do local, seja ele uma padaria, lanchonete, restaurante ou equivalentes, o local pode ser punido com multas pesadas e até mesmo fechado, de acordo com a lei. Todos esses transtornos podem ser prevenidos se for feita a correta limpeza de caixa d’água e reservatórios.

Reservatórios domésticos

Proprietários podem fazer eles mesmo a higienização de caixa d’água quando se tratar dos reservatórios residenciais menores. Ela deve ser feita da seguinte maneira:

1. Feche o registro, impedindo a entrada de água na caixa ou amarre a bóia.
2. Esvazie a caixa d’água, utilizando completamente a água armazenada.
3. Quando a caixa estiver quase vazia, tampe a saída para que a água que restou seja usada na limpeza e para que a sujeira não desça pelo cano. Limpe as paredes e o fundo da caixa.
4. Use somente panos e escova macia para a limpeza.
5. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
6. Retire a água e o material que restaram da limpeza, usando baldes e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
7. Encha a caixa e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Espere 2 horas, feche a entrada de água e esvazie a caixa. Esta água servirá para limpar e desinfetar os canos.
8. Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
9. Anote do lado de fora da caixa, a data da limpeza
10. Finalmente abra a entrada de água. Esta água já pode ser usada.

Reservatórios de grande porte

No caso dos condomínios, a manutenção, higienização e limpeza de caixa d’água e reservatórios deve ser realizada por uma empresa registrada. Estas poderão exigir da empresa contratada para o serviço de limpeza de reservatórios coletivos de água potável a emissão de Laudo de Inspeção, além do certificado de limpeza e desinfecção bacteriológica assinado pelo responsável técnico da empresa.

Consulte a Potiguar Serviços

Para fazer a correta limpeza de caixa d’água é necessário contratar uma empresa especializada nisso, como a Potiguar Serviços. Ela dispõe de profissionais treinados para entrar na caixa d’água e fazer a desinfecção corretamente. O trabalho dos profissionais da Potiguar não se restringe apenas a limpeza na área interna dos reservatórios, mas também na externa. É algo muito importante, pois a área externa recebe muita sujeira diariamente, então é normal que, após seis meses, ela esteja bem suja.

A Potiguar Serviços atua há vários anos como dedetizadora, desentupidora além de prestar serviços de refrigeração. Entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas!


Faça seu orçamento: www.potiguarservicos.com.br | (92) 98416-4465 - (92) 3877-0669


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTROLE DE PRAGAS EM ESCOLAS, FACULDADES E UNIVERSIDADES

O Controle de Pragas em escolas e instituições de ensino, são de fundamental importância, pois além de atender as exigências de Legislaçõe...