segunda-feira, 21 de maio de 2018

No Amazonas, especialistas alertam sobre combate correto a pragas urbanas


A presença de ratos chama a atenção de quem passa pelo entorno da Praça da Matriz, no Centro de Manaus. Para combater a situação, o Centro de Controle de Zoonoses de Manaus (CCZ) deve começar uma ação contra aos animais em razão da subida do nível dos Rio Negro neste período do ano.

Ratos, pombos e insetos são pragas urbanas que se não combatidas de forma expressiva tendem a prejudicar a saúde pública. Segundo o biólogo Felipe Pinheiro, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o risco de doenças trazidas pelos animais aumenta com a subida das águas no Amazonas.

No Centro, os roedores começam a aparecer ao entardecer, quando a movimentação de pessoas diminui. Pinheiro orienta que o primeiro passo para se livrar das pestes é limpar os locais. "Primeiramente, tem que ser feita a eliminação dos quatro atrativos: acesso, abrigo, água e alimento"

Além do roedor, outro animal tem preocupado os órgãos responsáveis pela saúde pública: pombos. O combate à ave, segundo o biólogo do CCZ, é mais delicado. "O pombo é protegido por legislação, então não temos como matá-lo para controle. Já com o rato, podemos fazer uma avaliação para determinar se vamos intervir com produtos químicos", explicou.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTROLE DE PRAGAS EM ESCOLAS, FACULDADES E UNIVERSIDADES

O Controle de Pragas em escolas e instituições de ensino, são de fundamental importância, pois além de atender as exigências de Legislaçõe...