sábado, 21 de abril de 2018

As pragas criam resistência ao uso de inseticidas?

Como mencionado, anteriormente, um dos maiores problemas no controle das pragas urbanas é o uso indiscriminado de inseticidas, sem a orientação de profissionais especializados.

Quando o inseticida encontrado nos mercados é aplicado na residência, a eliminação dos insetos é superficial, o que não soluciona a eliminação do foco das pragas. Além disso, o uso incorreto desses produtos pode acarretar em maiores complicações, como intoxicações e resistência por parte dos insetos em questão.

Utilizar, excessivamente, este recurso torna-se um ciclo perigoso, que dentre as consequências estão o uso maior de inseticidas com aumento da dosagem, a utilização de misturas indevidas de produtos, a substituição por inseticidas cada vez mais tóxicos, entre outras.

Antes de chegar a esses extremos, é indispensável procurar empresas especializadas em dedetização, que utilizam programas de manejo integrado, trabalhando a prevenção em conjunto com a eliminação das pragas, sem agredir o meio ambiente.

A resistência dos insetos aos inseticidas é uma característica hereditária, ou seja, trata-se de uma adaptação progressiva à pressão contínua de seleção.

Essa seleção ocorre entre indivíduos da mesma espécie: quem é mais forte e adaptado ao ambiente sobrevive e transmite sua genética resistente aos seus descendentes.

Assim, a aplicação constante de um determinado produto químico pode aumentar a resistência de alguns indivíduos pré-adaptados e presentes em determinada população de pragas urbanas – uma minoria que irá se reproduzir já resistente aos produtos químicos.

Dessa maneira, antes de aplicar inseticidas por conta própria, é necessário ter consciência de que essa atitude pode prejudicar muito mais do que solucionar a infestação.

Portanto, vale ressaltar que a dedetização deve ser realizada por empresas competentes, devidamente equipadas e que entendem do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTROLE DE PRAGAS EM ESCOLAS, FACULDADES E UNIVERSIDADES

O Controle de Pragas em escolas e instituições de ensino, são de fundamental importância, pois além de atender as exigências de Legislaçõe...