segunda-feira, 9 de abril de 2018

Instalação de ar-condicionado em salas de aulas é conquistada através de rifas por alunos

Cansados de esperar por uma verba do estado para a instalação de ar-condicionado nas salas de aulas, os alunos e professores da Escola Estadual Presidente Kennedy, em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, decidiram vender rifas para realizar o desejo de ter um ambiente climatizado.

Para quem pensa que esse projeto era algo recente, está muito enganado: a ideia surgiu em 2015, em meio a um verão de altas temperaturas – o que dificultava o aprendizado pelo excesso de calor no local. “Como o Estado não possui verba para climatizar as escolas, resolvemos fazer por nós mesmos a ação”, justifica a diretora Daniela Machado.

A partir da decisão, cinco mil estudantes da escola começaram a vender as rifas em 2016. Foi estipulado que cada aluno deveria vender um bloco de rifas, para que assim os aparelhos fossem comprados e pudessem ser instalados.

Da economia ao sucesso na instalação

Os estudantes acabaram não alcançando a meta do valor total necessário. Por esforço, a solução veio de uma grande economia feita pela escola, pagando o restante que faltava. “Nós poupávamos tudo o que podíamos e guardávamos parte da verba repassada pelo Estado para este fim. Só conseguimos o total da verba no final do ano passado”, explica a diretora.

Com isso, 20 aparelhos de ar condicionado foram instalados em dezembro de 2017, somando mais de dois anos de planejamento e trabalho. O resultado foi que os alunos puderam começar o ano letivo de 2018 bem mais confortáveis.

“A climatização era algo muito importante para os alunos, principalmente para aqueles que estudam nas nossas salas de madeira, onde o calor é muito forte. Para poder aprender, precisamos ter condições boas no ambiente, como a climatização”, completa Daniela Machado, feliz com a conquista.

Você conhece algum caso parecido sobre a dificuldade de conseguir um ar-condicionado? Compartilhe com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTROLE DE PRAGAS EM ESCOLAS, FACULDADES E UNIVERSIDADES

O Controle de Pragas em escolas e instituições de ensino, são de fundamental importância, pois além de atender as exigências de Legislaçõe...