sexta-feira, 6 de abril de 2018

Repelentes Naturais


Se você acompanha nosso blog já deve saber que o verão é a época favorita para a procriação dos insetos e, por isso, os cuidados contra as pragas devem ser intensificados. Repelentes naturais contra os insetos são uma alternativa acessível para essa época e te ajudam a se proteger enquanto a dedetização não é realizada.

Diversas receitas com plantas, frutas e temperinhos são eficazes nessa proteção e por serem práticas, podem ser feitas em qualquer lugar! Para te ajudar, preparamos uma lista com alguns remédios caseiros fáceis de fazer. Alguns deles são eficazes no combate de vários insetos, já outros são mais específicos então é importante saber quais pragas você deseja evitar. E lembre-se: o único processo efetivo no combate de todos os bichos é a dedetização, essas receitas são apenas paliativos.

VELAS

Velas de alecrim, hortelã, citronela, de frutos cítricos e até de lavanda são eficientes no combate de diversos insetos. O odor e a fumaça afasta os bichos e as velas podem ser usadas tanto em ambientes abertos quanto em ambientes fechados.

Caso você queira preparar a sua própria vela, uma alternativa fácil é a vela de laranja. Para fazê-la, basta cortar a laranja, tirar os gomos e misturá-la junto a cera derretida. Após isso, é só colocar um pavio.

PLANTAS

As plantas são muito úteis e versáteis no combate às pragas urbanas. O alecrim, por exemplo, combate mosquitos, carrapatos e pulgas e é ótimo para aqueles que têm animais em casa. Manjericão e hortelã também são plantas fáceis de encontrar e úteis conta diversos bichos. O manjericão ajuda a espantar moscas e mosquitos e o hortelã, além desses dois insetos voadores, ajuda também contra formigas, percevejos e até ratos.

A sálvia, planta utilizada como tempero, evita que moscas, mosquitos e besouros se aproximem da sua casa. Os insetos voadores também podem ser combatidos com tomilho, outra erva utilizada no preparo de alimentos.

Para o uso dessas plantas, pode-se tanto colocá-las pelos ambientes quanto preparar receitas, como óleos, solventes ou até mesmo preparar chás, que aromatizam os ambientes e espantam as pragas.

CRAVO-DA-ÍNDIA

O cravo é um ótimo aliado no combate, principalmente, de moscas e mosquitos. Ele pode ser combinado com as velas – utilizá-lo na receita da vela de laranja, por exemplo, é uma alternativa -, com frutas ou até sozinho.

Espetar cravos em rodelas de limão e espalhar pela casa é uma das ideias funcionais. Outra boa receita prática e preparar um chá de cravo, que irá aromatizar o ambiente espantando os mosquitos. Para isso, é só ferver a especiaria com bastante água até que o cheiro se espalhe pela casa.

ALIVIANDO COCEIRAS

Se você não usou nenhum repelente para se proteger ou proteger sua casa e acabou recebendo picadas de insetos, uma dica é utilizar água e sal para aliviar a incômoda coceira. Aplique um pouco da mistura – uma pitada de sal é suficiente – em cima da picada e espalhe pela pele. O “remédio” vai remover as toxinas deixadas pelo inseto e ajudar no processo de cicatrização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONTROLE DE PRAGAS EM ESCOLAS, FACULDADES E UNIVERSIDADES

O Controle de Pragas em escolas e instituições de ensino, são de fundamental importância, pois além de atender as exigências de Legislaçõe...